26530repro.jpeg

EDITAL DE PROJETOS 2022

Submeta seu projeto para o 1º Edital de Projetos do Fundo Medicina!

O Edital

O Fundo Medicina apresenta seu 1º Edital de Projetos. Por meio dele, alunos da graduação e da pós-graduação, bem como professores, agremiações e residentes poderão submeter seus projetos para concorrer ao financiamento pelo Fundo.

O tema desse ano é Divulgação do Conhecimento Médico Científico. Projetos que seguem a temática proposta serão, de modo geral, melhor avaliados durante o processo.

O Fundo Medicina reservou, para atender a todas as propostas que serão apoiadas, a quantia máxima de R$ 50.000 (cinquenta mil reais), a ser distribuída ao longo do período aprovado para execução dos projetos.

Término das Inscrições
27/05/22 às 23h59

Categorias

Os projetos precisam necessariamente: (1) produzir um impacto positivo na FMUSP e (2) se encaixar em uma das 4 grandes áreas que correspondem ao escopo de financiamento do Fundo Medicina:

knowledge_edited.png

Ensino

inovacao.png

Inovação

microscope (1).png

Pesquisa

team_edited_edited_edited.png

Extensão

Funciona assim:

send.png

1

A comunidade acadêmica da FMUSP submete seus projetos por meio do botão "Inscrever-se" a partir do dia 25/04 até o dia 27/05/22 às 23h59

selective.png

2

Etapa I - A Diretoria do Fundo filtra os projetos que atendem aos requisitos mínimos de elegibilidade conforme diretrizes do Edital

rating.png

3

Etapa II - Uma Banca de Especialistas irá avaliar qualitativamente os projetos aprovados na etapa anterior

tick.png

4

Etapa III - O Conselho de Administração do Fundo avaliará as conclusões da Banca e nomeará os projetos escolhidos para apoio em 2022

give-money.png

5

A partir do dia 17 de julho de 2022, os recursos serão liberados de acordo com o Cronograma Físico-Financeiro determinado pelo próprio projeto

FAQ

Perguntas Frequentes

1

Qual o período de inscrições para o Edital 2022?

As inscrições pelo site ocorrerão entre os dias 25/04/22 e 27/05/22

2

Como inscrever meu projeto?

Todas as propostas deverão ser submetidas ao Fundo Medicina por meio do Formulário acessado ao clicar no botão "Inscrever-se", no rodapé da página oficial do Edital em doemedicinausp.com.br/edital

3

Quais as categorias de projetos que podem se inscrever?

São 4: Ensino, pesquisa, extensão e inovação

4

Quais documentos são necessários para inscrição do projeto?

São requeridos os seguintes documentos no ato da inscrição do projeto:

1) Descrição do projeto: documento descritivo que contém informações objetivas sobre a finalidade do projeto, resultados esperados, benefícios para a FMUSP, dentre outros.

2) Descrição da equipe: Breve descrição dos membros envolvidos no desenvolvimento e na execução do projetos, expondo as funções a serem desempenhados por cada um dos integrantes ao longo do projeto. A equipe deve conter, em sua maioria, membros da comunidade FMUSP, conforme descrito no preâmbulo deste Edital.

3) Cronograma Físico-Financeiro: Divisão do projeto em diversas etapas, cada uma delas com datas, prazos e orçamentos bem determinados para que sejam concluídas. Este documento deve ser preparado cuidadosamente, pois será utilizado ao longo de todo o processo de prestação de contas perante o Fundo Medicina.

4) Orçamento: Descrição e justificativa de cada um dos itens (materiais, produtos ou serviços), estimados com, no mínimo, 2 (dois) fornecedores, que a equipe pretende financiar através do apoio fornecido pelo Fundo Medicina. Assim como o Cronograma Físico-Financeiro, este documento será utilizado ao longo de todo o processo de prestação de contas perante o Fundo Medicina.

5

Quem pode inscrever projetos? 

O Edital de Projetos será aberto a projetos de toda a comunidade da Faculdade de Medicina da USP, o que inclui: alunos, ex-alunos, docentes, participantes de grupos de extensão ou pesquisadores

6

Quando serão anunciados os vencedores do processo seletivo?

Os vencedores do processo seletivo serão anunciados no dia 26/06/2022

7

Quais os prazos máximo e mínimo de duração dos projetos?

Não existe prazo mínimo, mas o prazo máximo é de 1 ano a partir da liberação de recursos. Portanto, a execução dos projetos deve terminar até final de julho de 2023.

8

Qual o valor máximo por projeto?

O Fundo Medicina reservou, para atender a todas as propostas que serão apoiadas, a quantia máxima de R$ 50.000 (cinquenta mil reais). A quantidade de projetos escolhidos para apoio não é predeterminada, e o montante solicitado por projeto deve ter como teto a quantia máxima previamente citada. O Fundo Medicina se reserva o direito de utilizar apenas parte dos recursos disponibilizados neste Edital e também pode apoiar apenas parcialmente o valor estipulado em cada proposta

9

Em caso de fornecedor único, como devo proceder em relação aos 3 orçamentos solicitados?

Solicitamos 3 orçamentos para assegurar maior transparência aos projetos submetidos e, portanto, maiores chances de eles serem aprovados. Caso realmente só haja um único fornecedor, você precisa indicar isso para a banca avaliadora enviando, adicionalmente, o máximo de documentos que comprovem essa exclusividade de fornecedor.

10

O apoiador do projeto precisa, necessariamente, ser um docente da FMUSP?

Solicitamos a indicação de um professor responsável para reforçar o vínculo entre o projeto submetido e a nossa comunidade acadêmica, garantindo assim o propósito do Edital. O docente pode ser colaborador, orientador ou apenas apoiador do projeto, sendo este último um cargo subjetivo da submissão. No entanto, ele precisa estar a par do projeto, visto que a banca avaliadora e a diretoria do Fundo podem eventualmente entrar em contato para saber mais informações do projeto. É preferível que o professor escolhido seja docente da FMUSP. No entanto, devido à alta demanda de projetos que estamos recebendo dos LIMs, tal critério abrangerá também médicos assistentes e pesquisadores vinculados ao complexo HCFMUSP.